A Diretoria de Operações Estratégicas da SEFAZ/PE realizou neste fim de semana uma fiscalização em postos de combustíveis da Região Metropolitana do Recife.
A operação conta com a participação de 43 auditores fiscais e três analistas de Tecnologia da Informação, com o apoio de 32 policiais militares e seis policiais civis da DECCOT/PCPE.

A operação teve início na noite desta sexta-feira (11) com o monitoramento e abordagens de veículos transportadores de combustíveis. Na manhã deste sábado (12), foram visitados 28 postos revendedores, onde o foco foi averiguar a procedência e a regularidade fiscal dos produtos vendidos aos consumidores.

O Laboratório de Auditoria Digital (LAUD) da SEFAZ realizou a captura de arquivos digitais em 3 postos localizados na RMR. Estes dados copiados subsidiarão as auditorias fiscais que serão realizadas em breve. A SEFAZ investe cada vez mais neste formato de auditoria, a análise de dados digitais cresce em importância, sendo um caminho irreversível.

“Apesar do congelamento do ICMS dos combustíveis, acordado entre os governadores, a guerra da Rússia juntamente com a política de preços imposta pela Petrobras impulsiona o valor dos combustíveis pra cima”, comenta o diretor de Operações de Operações Especiais da Sefaz-PE, Fernando Castilho.
“Mesmo neste momento difícil, infelizmente, há empresários apostando em operações irregulares e numa concorrência desleal. Esta atitude provoca perdas aos consumidores e aos cofres públicos”, lamenta.
A operação continuará nas próximas semanas e se estenderá ao interior do estado. A SEFAZ/PE não descarta a possibilidade da formação de uma força tarefa, incluindo outros órgãos estatais de fiscalização, para atuar conjuntamente na proteção dos consumidores e combate às operações irregulares.
Leia também: